..:: REINO INFANTIL ::..
 
     
Início‹‹‹‹‹‹  
 
Do precioso legado de Maria Montessori, a frase "a criança só pode se desenvolver por meio de experiências em seu ambiente. Chamemos essas experiências de trabalho", assume um aspecto emblemático diante da história do Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil, fundado em 14 de fevereiro de 1974.
A soma de muitas horas de dedicação, trabalho e amor multiplicou resultados. A escola, hoje apontada como referencia educacional no Maranhão, há 25 anos iniciava suas atividades em uma pequena casa alugada no Beco do Jaú, centro de São Luís, com duas turminhas de maternal - uma delas com apenas 5 alunos.
A pequena parcela de envolvidos naquele projeto dividia as tarefas. Professores e diretoras eram também porteiros, faxineiros... As funções se confundiam em nome da ordem! Quem dirigia a escola também limpava o chão ou escovava os dentes das crianças.

Nascia ali o primeiro maternal do Maranhão, numa época em que as mães começavam a assumir outra tarefas, trabalhando por dois expedientes.

Mas os dias de implantar o método Montessori não foram fáceis!... Como tudo o que era novo, muitas reações foram surgindo.

Havia os papais com uma dose exagerada de masculinidade que achavam que não ficava bem para os seus filhos homens aquela história de lavar louça... Os mais desinformados viam com preconceito o método, pois diziam que era para crianças com deficiência.

Sem medo de ousar e firmes no ideal montessoriano, as três Marias, Socorro, Graça e Nazareth promoveram palestras, jornadas, cursos para pais e para a sociedade em geral com o fim de tornar pública a verdadeira revolução educacional contida no ideário de Maria Montessori.

No Parque Urbano Santos, a escola passa a funcionar em uma casa alugada pelo professor Solano Rodrigues que, sem exigir fiador, deposita toda a confiança naquelas três jovens dispostas a levar adiante o sonho de uma educação pautada em valores. Como admirador confesso do método, o professor Solano oferece às educadoras um busto de Maria Montessori.

Como as sócias pagavam aluguel e investiam todo o dinheiro na reforma da casa, o professor propõe a compra do imóvel, deduzindo todo o valor do que havia sido investido. O presente de pai para filhas torna a concretização do sonho mais próxima.
Anos mais tarde, o terreno onde hoje funciona a escola de 17 mil metros quadrados é adquirido em um sorteio da antiga Surcape, em 1997 e, um empréstimo junto ao Banco do Brasil possibilita a construção do complexo educacional. A história que nasceu de um sonho sem amarras, um ideal sem medo saía de uma pequena residência para se tornar modelo educacional para várias gerações.
   

 

Eventos em Destaque
  • Não existem eventos este mês.
Datas Comemorativas
  • Dia do Repórter Fotográfico - 2/9

  • Dia do Florista - 2/9

  • Dia da Polícia Militar - 3/9
Notícias Educacionais

Copyright © 1999-2014. Portal Educacional. Todos os Direitos Reservados.
Termos de uso | Quem somos