..:: REINO INFANTIL ::..
 
     
Início‹‹‹‹‹‹  

O século XXI fez vir à tona uma série de transformações que revolucionaram as exigências do mercado de trabalho. Conhecimento e novas tecnologias, a partir de então, caminham junto a um perfil profissional e pessoal requisitado por uma era que valoriza as habilidades individuais. Comunicação, criatividade, flexibilidade, empreendedorismo, sociabilização e responsabilidade são algumas das principais características consideradas pelo mundo globalizado. Hoje, o que importa não é a quantidade de informação, mas algo capaz de fazer a diferença.
Foi pensando nisso que a Divisão Educacional do Grupo LEGO (LEGO Dacta) desenvolveu uma proposta pedagógica com vistas a atender as necessidades de um mercado cada vez mais pautado nas competências pessoais. Tal proposta tem como principal objetivo trabalhar as habilidades de cada um além de desenvolver, nos estudantes, aquilo que a nova realidade profissional exige. Os alunos passam a protagonistas de sua aprendizagem graças à participação em projetos dinâmicos que primam pelo trabalho em equipe.

E o "Reino Infantil", percebendo a importância dessa proposta na formação escolar, implantou o Projeto de Educação Tecnológica (Robótica Educacional). "Adaptado" pela Equipe de Informática, ele é resultado de uma parceria com a LEGO Dacta e procura desenvolver as competências de cada aluno rumo ao exigente mercado globalizado. O trabalho é resultado de uma contextualização das propostas apresentadas e proporciona interdisciplinaridade, sociabilização, comunicação e prática no processo de aprendizagem. O principal intuito do "Reino" é preparar, cada vez melhor, seus alunos frente às necessidades que se apresentam no mundo profissional.

O projeto funciona através do uso de Kits (Mindstorms) cuja montagem é feita de acordo com o conteúdo das quatro publicações anuais da Revista Zoom. Nela, são propostas atividades para turmas de 5ª a 8ª séries as quais são desenvolvidas no Laboratório de Informática, sob a coordenação da equipe por ele responsável.

Segundo Celso Antunes, a educação do futuro é aquela que consegue enxergar a importância da memória, da emoção, da linguagem, da atenção, da criatividade e, principalmente, da criação no processo de formação do conhecimento.

 


Copyright © 1999-2017. Portal Educacional. Todos os Direitos Reservados.
Termos de uso | Quem somos